8 de set. de 2010

NARRADORES DE JAVÉ


FICHA TÉCNICA
Título original:Narradores de Javé (2003)
Gênero:Drama Duração:01 h 40 min
Direção: Eliane Caffé
Roteiro:Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé Música:DJ Dolores e Orquestra Santa Massa
Fotografia:Hugo Kovensky

SINOPSE: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

O filme Narradores de Javé gravado em 2003 possui vários méritos, entre eles a brilhante direção de Eliane Caffé que pôs para contracenar juntos atores de bagagem como José Dumont – o mesmo que fez Morte e vida Severina, Arido movie, agora representando Antônio Biá herói salafrário de nossa história – com personagens do povo, que representavam a si mesmos. O filme inicia com a apresentação da situação do povoado que se encontra prestes ser inundado por uma barragem, o contraste entre o progresso e a pacata vida de Javé se torna evidente na luta pela defesa do povoado, que para continuar a existir se apega a seu passado, a sua história.
Utilizando-se de largas doses de humor, principalmente nos neologismos de Antônio Biá, o filme não é apenas uma ótima forma de diversão, mas também uma ótima ferramenta para se pensar as relações de poder presentes na história e as dificuldades de sua construção. Através da trama o filme aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.
Por fim queria apenas trazer essa sugestão para vocês, uma oportunidade de irmos historiando com cinema, ou cinemando com a história!!
Quem quiser dar uma olhada no trailer é só seguir o link abaixo.

Abração!!

Denizá Barbosa

Um comentário:

Anônimo disse...

Denizá,
a sua avaliação sobre esse filme retrata o papel e a qualidade do cinema brasileiro, para a construção de uma história, verdadeiramente do povo brasileiro, cujos insumos são a vida, a língua, a cultura e as tradições desta brava gente brasileira.
Valeu por seu contributo ao cinema, verdadeiramente, brasileiro, livre dos palavrões e das baixarias estimulados pela Rede Globo.